criancas-de-bicicleta

criancas-de-bicicletaFalar de ciclismo implica em envolver uma enormidade de exercícios. Desde a primeira infância, quando a criança tem poucos meses ela já possui um triciclo no qual poderá dar suas primeiras pedaladas, e a grande maioria dos adultos têm uma bicicleta, seja estática ou móvel para praticar o ciclismo.  Assim, os triciclos, antigamente chamados velocípedes, podem ser um dos presentes principais em aniversários, comunhão, Natal ou para premiar as crianças com boas notas na escola.

O ciclismo se destaca como esporte de competição, um exercício onde se medem a vontade, o sacrifício, a participação o esforço e o saber ganhar ou perder. Tem muitas crianças que se aventuram desde muito cedo nesse esporte, enquanto outros acabam se cansando e abandonam a modalidade. Em todo caso, os especialistas advertem que as crianças devem aprender a montar numa bicicleta para se socializarem e passarem momentos divertidos.

Benefícios do ciclismo para as crianças

Ciclismo durante a infância
O ciclismo oferece muitos benefícios educativos para as crianças, tanto a nível motor, como cognitivo e afetivo-social:

  • Aumenta a resistência, potencializa a velocidade e a agilidade.
  • Estimula e melhora a coordenação e o equilíbrio.
  • Favorece desenvolvimento intelectual.
  • Estimula o desenvolvimento dos valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância, solidariedade, além do desenvolvimento de um espírito de superação, segurança e confiança.
  • Cria uma consciência ecológica. As crianças aprendem a utilizar a bicicleta como meio de transporte.
  • Aumenta a autoestima.
  • Cria hábitos saudáveis para o corpo: melhora as articulações, reforça o sistema imunológico, aumenta a capacidade respiratória, melhora o sistema circulatório, previne dores nas costas, fortalece os ossos, combate a obesidade infantil, reduz a quantidade de gordura corporal, favorece o fluxo de sangue, aumenta o cálcio dos ossos, etc.
  • Promove o convívio social.
  • Reduz a ansiedade e o estresse e eleva o estado de espírito.

Como ensinar as crianças a montarem numa bicicleta

O primeiro passo para ensinar as crianças a dirigirem suas bicicletas é aprenderem a dominá-la: saber como frear, quando pedalar com mais ou menos intensidade, como subir ou descer da bicicleta, etc.

Quando são muito pequenas, as bicicletas são acompanhadas de rodinhas na parte de trás para ajudar as crianças a terem equilíbrio. Assim que adquirirem agilidade e saibam manter o equilíbrio, já é o momento de tirar as rodinhas e aprender a andar em diferentes terrenos. Isso varia de criança para criança, segundo suas habilidades. Para estimular o gosto por esse esporte, o passeio em família e com amigos é uma ótima ideia. Pedalar em grupo é muito mais divertido.

Em algumas cidades existem espaços destinados exclusivamente para a prática desse esporte, assim como nas ciclovias. Além disso, as bicicletas, em alguns lugares, podem ser levadas em trens, metrôs, carros e outros meios de transporte.

Montar numa bicicleta implica em atividade física e diversão, um exercício que ajuda as crianças na sua formação pessoal.

Como esporte, o ciclismo nasceu no final do século XIX, e pouco a pouco se espalhou por diversos continentes.

O ciclismo é uma modalidade olímpica, e hoje em dia é um dos esportes que mais modalidades apresentam e está despertando o interesse de muitas crianças que sonham em competir em grandes competições. O Tour da França é o mais importante que existe. Na Holanda e na Alemanha, a bicicleta se tornou o principal meio de transporte.

Infelizmente no Brasil, não existem muitas cidades com ciclovias ou com espaços para ciclistas, mas ao mesmo tempo, muitos clubes de ciclistas têm surgido nas capitais e no interior do país.

Connect with Me:

Leave a Reply

COPYRIGHT © 2016 Ir e Vir de Bike Comunicação e Assessoria em Ciclomobilidade Ltda